
Na atual situação, o empresário que não sentiu uma queda no faturamento, que atire a primeira pedra.
A falta de vendas (ou a queda) pode ser atribuída à uma série de fatores.
Muito se fala em crise. Muito se culpa o mercado externo.
Sinto dizer: Se sua empresa não está vendendo, está na hora de mudar alguma coisa.
Preocupados com sua empresa, empresários vem adotando diversas estratégias para contornar essas dificuldades. Mas e você, o que têm feito para mudar isso?
Toda mudança, para ser percebida com valor pelo consumidor, têm que ser de dentro pra fora.
É hora de fazer um pente fino. Vamos olhar pra dentro.
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a detectar pontos de melhorias internas:
- Seja seu próprio consumidor
A imagem que o empresário e os funcionários podem ter da empresa, nem sempre correspondem ao que o mercado tem. Faça pesquisas, pergunte, converse com seu consumidor e analise o que possa estar acontecendo. Será que teve alguma experiência ruim? Será que não encontrou o que estava procurando? Será que a empresa está com fama de cara? Levante dados e faça mudanças estratégicas que correspondem os anseios do consumidor. - Motive seus colaboradores
Demonstre que, mesmo com demissões de colegas, não precisa ficar assustado. Da mesma forma que pessoas foram escolhidas para fazer parte do corte e demissões, ele também foi escolhido, mas para ficar e fazer a empresa crescer. Isso é valioso, ele se sentirá mais motivado e especial. Deixe-o saber da importância que tem para a empresa. - Aprenda com seus concorrentes
Aqui vale a máxima: Aprenda com o erro dos outros.
Mas vamos além: Aprenda também com os acertos.
Olhe ao redor, o que seus concorrentes estão fazendo de certo? O que estão fazendo de melhor? O que a multinacional do segmento está implementando? Viaje, visite lojas, aprenda com os grandes, anote tudo. O bom e o ruim.
Depois, trace as estratégias e mãos à obra.Lembre-se: Primeiro arruma-se a casa, depois receba a visita.
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